Finalizamos com sucesso a nossa segunda auditoria interna 2024. Já estamos preparados para a próxima etapa, a recepção dos auditores externos. Esse é o recado dos Facilitadores Lean Orbenk, que reiteram o compromisso com a qualidade, a integração e o aprendizado.
Além de validar as normas ISO 14001 (Meio Ambiente), ISO 9001 (Qualidade) e 5S, pela primeira vez a auditoria interna incluiu as práticas da ISO 27001, que trata da Privacidade de Dados.
As auditorias internas são momentos especiais para a gente. Sabe por quê? É que os Facilitadores Lean são colaboradores de vários setores, profissionais que, além de suas funções habituais, se dedicam a aprimorar seu conhecimento para auditar, sugerir e promover melhorias.
Franciele Dalzoto, nossa Gerente de Qualidade e Planejamento Estratégico, destaca que o maior benefício de contar com um time de auditores internos é o fato de que eles conhecem os processos, as pessoas e os setores. “Isso faz com que a rotina de auditoria não seja apenas para cumprir normas, mas uma ação verdadeiramente comprometida com a melhoria”, argumenta Franciele.
Conheça a opinião de alguns dos Facilitadores Lean da Orbenk!
Deborah de Souza Piantavini, Coordenadora de Benefícios, reforça que esse trabalho vai além do técnico. “Quando auditamos setores diferentes dos nossos, percebemos os desafios dos colegas. Isso gera empatia e fortalece a comunicação. A gente se conecta e cresce junto.”
Vinicius Yuji Azuma, Analista de Planejamento Estratégico, acredita que o processo de auditoria oportuniza uma visão mais ampla da empresa: “Enxergamos o todo, entendemos como cada setor funciona e como podemos contribuir para melhorar os processos.”
Para Anderson do Canto Nunes, Analista Financeiro esse olhar entre departamentos, setores, serviços e profissionais é muito relevante. “Quando entendemos os desafios de outro, identificamos oportunidades de melhorar o nosso trabalho.”
Jaisson Ribeiro que atua no setor de Compliance, comenta que, após participar das auditorias, os facilitadores se tornam referências dentro da empresa. “Os colegas nos procuram para tirar dúvidas, o que fortalece o trabalho colaborativo, o compromisso com o aprendizado constante e o orgulho de pertencer.”
Desebel Fernandes, nossa Especialista de Operações, complementa que quando unimos forças para validar os processos, enxergamos oportunidades que antes passavam despercebidas. “Compartilhamos ideias e conhecimento. É aí que a melhoria realmente acontece.”
Franciele complementa que cada auditoria é uma oportunidade de crescer, de aprender e de melhorar – tanto como empresa quanto como indivíduos. “Ao promovermos essa integração entre os setores, estamos criando um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo e eficiente para todos”, finaliza a Gerente.
Grupo Orbenk