O mercado é cada vez mais competitivo e, neste cenário muitas vezes disruptivo, empresas que dedicam esforços ao bem-estar dos colaboradores largam na frente.

É fato que priorizar a comunicação positiva, o cuidado com cada indivíduo, a realização de ações como de endomarketing e treinamentos são iniciativas fundamentais para criar um ambiente de trabalho saudável. O resultado é o engajamento e o orgulho de pertencer, que reverberam até mesmo no aumento da produtividade.

Esse movimento estabelece um ciclo virtuoso, que beneficia além da empresa, seus funcionários, clientes e comunidade.

Recente pesquisa do Instituto Gallup confirma que funcionários engajados são 21% mais produtivos e a rotatividade de pessoal cai 31%. Sim, são dados relevantes, que comprovam o reflexo direto das ações de reconhecimento e desenvolvimento profissional na satisfação dos clientes, no fortalecimento das parcerias e na construção de uma cultura de confiança.

Potencializar as relações humanas no ambiente profissional

Em todo o país, grandes empresas confirmam a tendência de potencializar as relações humanas no ambiente profissional a partir de iniciativas como a do Grupo Orbenk, que por meio do Programa Sonhos, aproxima e literalmente encanta os colaboradores.

Criado em 2018, logo após um dos diretores do Grupo participar do quadro “Chefe Secreto”, exibido no programa Fantástico (Rede Globo), o Programa Sonhos convida os mais de 28 mil colaboradores da companhia a inscreverem seus sonhos no Portal do Colaborador.

Os sonhos vão desde reformas em suas casas, até viagens de família, tratamentos de saúde, cursos de formação profissional, entre outros. Isenta, uma comissão escolhe nove sonhos para serem realizados por ano e o momento da entrega é sempre cheio de surpresas e comemorado com muita emoção.

Anderson Beck, Diretor Administrativo do Grupo Orbenk, reitera que o Programa Sonhos faz parte da cultura da Companhia e está alinhado aos Valores do Grupo, que humaniza e gera pertencimento, entregando para o colaborador algo que é muito importante para ele. “As pessoas são o nosso principal ativo. É por meio delas que entregamos a melhor experiência ao cliente”, argumenta Beck.

2024 e suas histórias de transformação

Neste ano, cinco sonhos já foram realizados e, até dezembro, serão mais quatro.

Em Pelotas (RS), o sonho escolhido foi o da Cleia Ferraz, que trabalha como servente em uma escola da cidade e, nas horas vagas é líder do Clube de Mães Arco-Íris. Ela pediu a reforma da sede da entidade, ação que beneficia toda a comunidade local.

Em São Leopoldo (RS), o sonho realizado foi da Ana Lúcia de Moraes, que trabalha como merendeira também em uma escola da cidade. Ela pediu apenas uma geladeira, mas a organização descobriu que a colaboradora perdeu tudo com a enchente que afetou o Rio Grande do Sul, assim, a Orbenk destinou um valor maior para reconstruir sua casa e adquirir novos móveis.

Em Catanduvas (SC), Luiz Clodoaldo Costa, cozinheiro, pediu uniformes e calçados para os alunos da escola onde trabalha.  

Ricardo Wasem, Diretor Comercial do Grupo Orbenk, conta que o coração bate forte a cada entrega. “O exemplo do Sr. Luiz Clodoaldo me emocionou particularmente, pois ele escolheu dar conforto às crianças da escola onde trabalha. Foi um gesto de generosidade que merece o nosso respeito e admiração”, enaltece Wasem.

Outro sonho atendido foi o de Sandila Machado Siqueira, recepcionista em uma agência bancária de Itajaí (SC), que solicitou bicicletas e material escolar para seus três filhos.

E, em Joinville (SC), a cozinheira que atua em uma unidade escolar, Izza Mara Barbara, realizou seu desejo de proporcionar um dia inesquecível à família no parque Beto Carrero World.

Henriana Lepeltier, Diretora da Sepat – empresa que integra o Grupo Orbenk com soluções em alimentação – reforça a importância da iniciativa: “O Programa Sonhos é um pilar fundamental da nossa cultura organizacional. Ao ajudar nossos colaboradores a realizarem seus sonhos, criamos um ambiente de trabalho mais leve, engajado e, acima de tudo, humano”, complementa Henriana.

Desenvolvimento e inclusão

Anderson Beck destaca que a companhia investe pesado em treinamentos técnicos, comportamentais e em inclusão. O diretor afirma que em 2024 foram investidos R$ 650 mil no desenvolvimento de gestores e futuros líderes.

“Nossa empresa está crescendo, atenta aos movimentos do mercado e em busca de bons profissionais que querem aprender e evoluir constantemente. Sabemos que a valorização do colaborador impacta diretamente na sua felicidade no ambiente profissional e na sua vontade de crescer e permanecer conosco”, confirma o Diretor. 

Aos 38 anos, o Grupo Orbenk atua em 476 cidades e 10 estados brasileiros. É referência em serviços de facilities – que incluem limpeza profissional, segurança patrimonial e apoio operacional – além de soluções em alimentação.

Grupo Orbenk