
Toda história tem um começo
A Orbenk nasceu em Joinville (SC), a partir da visão empreendedora de Alcides Benkendorf. Ainda jovem e atento às necessidades da sua cidade, ele percebeu o desconforto causado pela aglomeração e pelo barulho nas ruas à noite. Recém-saído do exército, Alcides enxergou uma oportunidade de transformar essa realidade e melhorar a vida da comunidade local. Com coragem e determinação, começou a se apresentar como guarda local, conquistando assim seus primeiros clientes e dando início a uma jornada de impacto e transformação.
Esse cuidado, presente desde o primeiro dia, segue sendo nossa principal direção: transformar vidas com serviços que acolhem, protegem e nutrem.
Esse foi o primeiro passo de uma trajetória que, ao longo dos anos, se transformou em uma referência nacional. Hoje, a Orbenk é um grupo consolidado, com mais de 34 mil colaboradores e presente em mais de 420 municípios em todo o Brasil. Todos os dias, levamos segurança, limpeza e soluções de alimentação a milhares de pessoas, sempre com o compromisso de fazer a diferença no bem-estar e na qualidade de vida das comunidades em que atuamos.
Aqui o cuidado encontra o bem-estar
Nosso trabalho é especializado na gestão da terceirização de profissionais altamente capacitados em áreas essenciais, como limpeza profissional, segurança patrimonial, apoio operacional e administrativo. Além disso, atuamos com excelência no setor de alimentação corporativa por meio da Sepat, que administra restaurantes em escolas, hospitais e empresas, servindo mais de 1 milhão de refeições por dia, garantindo qualidade e nutrição a todos que atendemos.
Linha do tempo
1971
Alcides Benkendorf chega a Joinville e após servir no exército, inicia atividades de ronda noturna com a primeira empresa de vigilância de SC.
1986
Nasce a SIBAN. Os serviços se expandem para vigilância bancária e industrial, além de limpeza e conservação de ambientes corporativos.
1992
A empresa dá seu primeiro passo rumo à expansão, iniciando operações em Florianópolis e consolidando presença no mercado catarinense.
1998
A SIBAN se transforma em Orbenk, nome que une “Organização” ao sobrenome do fundador e simboliza uma nova fase empresarial.
2003
A Orbenk inicia sua jornada interestadual, com atuação no Paraná, ampliando seu raio de atuação para além de Santa Catarina.
2010
É criado o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), marco na profissionalização da gestão, processos administrativos e eficiência operacional.
2011
Com a aquisição da SEPAT, o grupo ingressa no setor de alimentação B2B, diversificando seu portfólio de soluções para empresas.
2017
Tem início a sucessão familiar: Ronaldo Benkendorf assume a presidência, trazendo visão estratégica e preparando o Grupo Orbenk para novos desafios.
2019
O Grupo Orbenk avança com forte expansão nacional, ampliando operações para diversos estados e reforçando sua presença nos mercados mais competitivos do país.
2025
O Grupo Orbenk consolida-se como referência em facilities no Brasil, com soluções integradas, inovação tecnológica e mais de 34 mil colaboradores ativos.
Missão
Oferecer soluções sustentáveis que contribuam com o bem-estar das pessoas, promovendo o desenvolvimento dos nossos colaboradores e o crescimento da empresa para que possamos ser reconhecidos como uma empresa de excelência, com equilíbrio econômico, social e ambiental.
Visão
Estar entre as três maiores empresas do Brasil em seu mercado de atuação, reconhecida como a melhor, pela qualidade das soluções oferecidas e pelo orgulho de pertencer.

Valores
No Grupo Orbenk, atuamos com ética, inovação e excelência.
Valorização do Ser Humano
Reconhecemos e valorizamos que as pessoas são o principal ativo do Grupo Orbenk, que através das dinâmicas de suas relações profissionais entregam a melhor qualidade da prestação de serviços e experiência aos clientes.
Solidez Financeira
Garantir a sustentabilidade do grupo, assegurando recursos para crescimento e cumprimento de compromissos.
Paixão pelo Cliente
Somos movidos pela paixão de oferecer soluções em serviços, colocando o cliente como o centro do negócio.
Competitividade e Protagonismo
Competir de forma eficaz em um ambiente dinâmico e desafiador, assumindo um papel de liderança responsável, influência positiva e destaque para o atingimento dos objetivos.
Qualidade e Comprometimento
Nosso trabalho revela uma grande qualidade, dedicação e processos que refletem nossos valores, competência e foco no cliente interno e externo.
Política do Sistema de Gestão Integrado
O Grupo Orbenk é comprometido com a excelência operacional, a sustentabilidade ambiental e o aprimoramento contínuo em todas as suas operações. Reconhecemos que o cumprimento dos requisitos do negócio e a integração de nossos sistemas de gestão são essenciais para alcançar nossos objetivos estratégicos e atender às expectativas de nossos clientes, partes interessadas e comunidades onde operamos.
Diretoria

Ronaldo Benkendorf
Diretor-Presidente Grupo Orbenk

Anderson Beck
Diretor Administrativo e Planejamento

Leandro Meneghini
Diretor Financeiro

Ricardo Wasem
Diretor Comercial e Marketing

Maurélio Pinto
Diretor Operacional Orbenk

Henriana Lepeltier
Diretora Operacional Sepat
Sustentabilidade e Impacto Social na Orbenk
A sustentabilidade é um pilar fundamental do nosso crescimento. Com mais de 34 mil colaboradores em todo o Brasil, atuamos com o objetivo de gerar impacto positivo tanto no ambiente quanto nas comunidades em que estamos presentes.
Por meio do Ecorbenk, adotamos práticas sustentáveis em nossos processos, com foco preservação, a partir do uso consciente de recursos naturais e da implementação de tecnologias que minimizam impactos ambientais.
Nosso compromisso vai além da geração de empregos. Oferecemos oportunidades de desenvolvimento para os colaboradores e promovemos ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das regiões onde atuamos.
Acreditamos que, ao integrar resultados econômicos com responsabilidade social e ambiental, criamos um modelo de negócios que beneficia colaboradores, clientes e sociedade, além de oportunizar um futuro mais equilibrado e próspero para todos.
E nosso cuidado também se estende ao planeta e às comunidades em que atuamos, porque acreditamos que bem-estar também se constrói com responsabilidade ambiental e oportunidades para todos.







Trabalhe na Orbenk
Construir uma carreira na Orbenk pode ser uma escolha estratégica e gratificante, especialmente porque um de nossos pilares é a valorização do ser humano.
Se você busca um lugar que promove o crescimento contínuo e oferece um ambiente de trabalho positivo, respeitoso e com significado, a Orbenk é o lugar ideal para você.
Confira também nossas vagas exclusivas para pessoa com deficiência (PcD) e as diversas oportunidades espalhadas pelo Brasil. Venha trabalhar na Orbenk!