Resiliência é a característica de pessoas que se adaptam e aprendem com a vida, apesar das dificuldades. Este talvez tenha sido o maior legado que os 170 atletas e mais de 300 familiares, cuidadores, médicos, profissionais da saúde e do esporte, compartilharam nos Jogos de Integração do Parkinson – evento inédito, que aconteceu do fim de semana passado, em Joinville (SC).

Com representantes de oito Estados brasileiros, os atletas disputaram 22 modalidades – como vôlei, basquete, atletismo, futebol e dança – todas preparadas e adaptadas para a pessoa com parkinson, independente do desafio de cada um.

Os vencedores não foram os mais fortes ou ágeis, mas aqueles que se desafiaram a participar do maior número de modalidades.

Alessandra Meneghini, presidente da Associação Viva Parkinson de Joinville, confirma que o objetivo foi promover a integração do grupo e valorizar a importância da prática do exercício físico na prevenção, tratamento e desaceleração do Parkinson. “Nossa maior conquista foi a felicidade e o brilho nos olhos de todos os envolvidos. Foi a superação pessoal que cada atleta um experimentou – a percepção de que sim, a gente pode tudo!”, enaltece Alessandra.

Ela destaca também que o ponto alto dos Jogos foi a cerimônia de abertura, com a apresentação das delegações e a Tocha Olímpica – que foi substituída por uma Tulipa Olímpica, flor símbolo do parkinson.

Organizado pela Associação Viva Parkinson, os Jogos de Integração do Parkinson contaram com o apoio do Grupo Orbenk, da Sepat, da Prefeitura de Joinville, por meio da Sesporte – Secretaria do Esporte, da Univille, de Associações e Grupos de Parkinson, além dos demais apoiadores. A segunda edição está prevista para acontecer em 2026.

11 de abril – Dia Municipal da Conscientização sobre a Doença de Parkinson

Em todo o mundo, o mês de abril é de conscientização da doença de parkinson. Em Joinville, a Lei Municipal 9.143/2022 institui 11 de abril como o Dia Municipal da Conscientização sobre a Doença de Parkinson.

Associação Viva Parkinson

Viva Parkinson é uma associação sem fins lucrativos, que conta com o trabalho de voluntários. Tem atuação nas cidades de Joinville, onde cerca de 60 pacientes são atendidos; em Blumenau, onde cerca de 300 pacientes são atendidos; e em Balneário Camboriú, onde mais cerca de 60 pacientes são atendidos. O objetivo é promover a integração entre todos os envolvidos com o Parkinson, desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida e alegria de viver dessas pessoas.

Grupo Orbenk

Ao apoiar Jogos de Integração do Parkinson, o Grupo Orbenk reitera seus valores e divulga as várias oportunidades de trabalho que o dispõe – em todos os municípios que atua – para profissionais PCDs. Com sede em Joinville (SC) e 38 anos de atuação, o Grupo Orbenk conta com mais de 27 mil colaboradores e atua em mais de 450 cidades, localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Disponibiliza, para empresas dos mais diversos setores, serviços de facilities – que incluem terceirização de profissionais especializados em limpeza técnica e convencional, segurança patrimonial, apoio operacional e administrativo – e soluções em alimentação.